Nesse momento da história, a Netscape, responsável pelo Netscape Navigator, buscava se destacar na “guerra dos navegadores”. Para isso, planejava construir algo que pudesse deixar a navegação mais dinâmica, o que para a época seria um enorme diferencial, pois para carregar uma página simples levava muito tempo. A especificação ECMAScript utiliza terminologia e sintaxe que podem ser desconhecidos para um programador https://www.ocafezinho.com/desenvolvimento-web-alem-do-codigo-a-importancia-da-criatividade-e-oportunidades-na-area/. Embora a descrição da linguagem possa ser diferente no ECMAScript, a linguagem em si continua sendo a mesma. JavaScript suporta todas as funcionalidades descritas na especificação ECMAScript. JavaScript e Java são similares em algumas coisas, mas são diferentes em outras.

Mercado de trabalho para JavaScript

  • Embora a descrição da linguagem possa ser diferente no ECMAScript, a linguagem em si continua sendo a mesma.
  • O Vue.js é um framework JavaScript utilizado na construção das views de aplicações baseadas em HTML.
  • Portanto, podemos considerar JavaScript uma linguagem de programação de alto nível.
  • Use Javascript para resolver problemas comuns, este link proporciona contéudos explicativos de como usar o JavaScript para solucionar problemas muito comuns ao criar uma página da Web.

O valor é o que está armazenado em uma variável, para que possamos acessá-lo posteriormente por meio do nome da variável. Na maioria dos casos, você pode omitir completamente o ponto-e-vírgula de seus programas sem sequer pensar nisso. Digo opcionalmente porque o interpretador do JavaScript é inteligente o suficiente para introduzir pontos-e-vírgulas para você. Do mesmo modo, no servidor, às vezes pode ser difícil separar os recursos do JavaScript das APIs fornecidas pelo Node.js. Com as crescentes necessidades que a plataforma web exigia (e continua a exigir), o JavaScript teve a responsabilidade de crescer também e acomodar as necessidades de um dos ecossistemas mais utilizados do mundo. Existem outras linguagens, mas todas devem ser compiladas para JavaScript – ou, mais recentemente, para WebAssembly, mas essa é outra história.

O que é JavaScript e para que é usado?

Até 2015, var era a única maneira de se declarar uma variável em curso de desenvolvimento web. Hoje em dia, uma base de código moderna provavelmente só usará const e let. Existem algumas diferenças fundamentais que eu detalho neste artigo (em inglês), mas se você está apenas começando, talvez elas não sejam importantes para você. Em JavaScript, podemos escrever um comentário em uma única linha usando //.

Uma breve introdução à sintaxe do JavaScript

JavaScript

O Node.js é um ambiente de execução JavaScript, ou seja, é uma plataforma que podemos criar e executar o código sem a necessidade de depender de um browser, executamos o JavaScript fora do ambiente do navegador Web. O Angular é um framework JavaScript front-end de código aberto, criado pela Google e utilizado para desenvolvimento de aplicações Web. Ele possui um conjunto de templates, componentes, módulos e ferramentas que acabam acelerando o processo de desenvolvimento de uma aplicação. Agora, ao clicarmos no botão, a função soma(4, 6) é chamada e a soma de 4 + 6 aparece no console do nosso navegador. No geral, Python é muito utilizada na área de ciência de dados, pode ser utilizada no desenvolvimento Web e uma ampla gama de aplicações, incluindo principalmente estudos científicos.

Depois disso, vamos discutir em detalhes algumas peças chaves, como variáveis, cadeias de caracteres (strings), números (numbers) e matrizes (arrays). O Vue.js é um framework JavaScript utilizado na construção das views de aplicações baseadas em HTML. Seu principal objetivo é permitir a interação uni e bidirecional dos elementos HTML com os dados e métodos definidos via JavaScript. O JavaScript implementa a Orientação a Objetos a partir dos conceitos de função e protótipo, dois elementos fundamentais da linguagem, o que torna a criação de classes menos intuitiva que em outras linguagens como Java e C#.

Primeiros passos com JavaScript

  • Como qualquer tarefa que temos no dia a dia e podemos realizar de diferentes formas para chegar ao resultado desejado, na programação também é assim.
  • A programação, design, testes, coleta de feedback de usuários e escrita de materiais para este website foram feitos por Toni Podmanicki, Paul Irish e Jeremy Hill.
  • Adiante, vamos falar um pouco mais sobre como o Node.js torna isso possível.
  • Os testes unitários têm por objetivo validar pequenas partes do software com base em suas entradas possíveis e saídas esperadas.
  • Existem algumas diferenças fundamentais que eu detalho neste artigo (em inglês), mas se você está apenas começando, talvez elas não sejam importantes para você.